Ver registro no DEDALUS
Exportar registro bibliográfico

Tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais combinados: uma revisão da literatura (2018)

  • Authors:
  • USP affiliated authors: OLIVEIRA, JULIANA CRISTINA DE - FCF
  • USP Schools: FCF
  • Subjects: DISPOSITIVOS ANTICONCEPCIONAIS; TROMBOEMBOLISMO
  • Language: Português
  • Abstract: INTRODUÇÃO: O uso de anticoncepcionais orais combinados em mulheres é um fator de risco associado à incidência de tromboembolismo venoso (TEV) nessa população. Esta doença multifatorial, que compreende casos de trombose venosa (TV) e embolia pulmonar (EP), atinge 1 a cada 1000 pessoas/ano e é a terceira causa de morte por eventos cardiovasculares no mundo. Uma vez que existem mais de 100 milhões de usuárias da pílula no mundo, a preocupação a respeito deste efeito adverso é crescente e merece atenção. OBJETIVO: Verificar na literatura a relação entre o uso da pílula anticoncepcional e a ocorrência de tromboembolismo venoso entre mulheres. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa por textos nas bibliotecas eletrônicas PubMed, SciELO, Cochrane, LILACS e ScienceDirect, utilizando os seguintes descritores: contraceptive agents e venous thromboembolism (inglês); anticonceptivos e tromboembolia venosa (espanhol), seus sinônimos entre os anos de 2010 e 2018 em português, inglês e espanhol. RESULTADOS: Os resultados demonstram que o risco de TEV nessa população está diretamente relacionado à dose de etinilestradiol e que associação deste composto a progestágenos de 3ª e 4ª geração são cerca de 50-80% mais perigosos do que a associação de etinilestradiol com levonorgestrel, progestágeno de 2ª geração. CONCLUSÃO: A pílula combinada é um dos fatores de risco para TEV, entretanto não é o único. O uso deste tipo de contraceptivo não é indicado para todas as mulheres e para aquelas que podem utilizá-lo, os médicos deveriam prescrever formulações com a menor dose de estrógeno possível associada a levonorgestrel, visando reduzir a incidência de TEV na população. Também, a prática da farmacovigilância deverá ser intensificada como parte das iniciativas relacionadas à Educação em Saúde considerando que muitas dos eventos adversos poderão estar subnotificados
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome do arquivo Tipo de acesso Link
    2954732.pdfOpen Access logo PLoS whiteDirect link
    2954732.pdfOpen Access logo PLoS whiteDirect link
    Open Access logo PLoS whiteDirect link
    2954732.pdfOpen Access logo PLoS whiteDirect link
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Juliana Cristina de; NICOLETTI, Maria Aparecida. Tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais combinados: uma revisão da literatura. [S.l: s.n.], 2018.
    • APA

      Oliveira, J. C. de, & Nicoletti, M. A. (2018). Tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais combinados: uma revisão da literatura. São Paulo.
    • NLM

      Oliveira JC de, Nicoletti MA. Tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais combinados: uma revisão da literatura. 2018 ;
    • Vancouver

      Oliveira JC de, Nicoletti MA. Tromboembolismo venoso associado ao uso de anticoncepcionais orais combinados: uma revisão da literatura. 2018 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI: